FORMAÇÃO E CIÊNCIA

A Associação tem por objeto o apoio operacional e logístico a atividades científicas e técnicas, designadamente, nas áreas da preservação ambiental, das ciências do mar, biológicas, atmosféricas e da Terra, da oceanografia, da arqueologia submarina e do mergulho.
A Associação deverá dispor dos meios técnicos, como seja, embarcações devidamente adaptadas e equipadas, que lhe permitam desenvolver os fins que se propõe realizar. No seu esforço para dispor das plataformas náuticas necessárias para apoio à educação e ciência a
associação tem desenvolvido inúmeros esforços para organizar uma frota que possa atuar nas aguas costeira e na ZEE de Portugal, mas também que possa desenvolver missões para além das sua ZEE e cobrir os Oceanos. Atualmente a Associação tem o seu veleiro “ANIXA II” e espera desenvolver projetos que a equipem com veleiros de maior deslocamento e capacidades constituindo uma frota Oceânica e uma costeira a BLUE OCEAN FLEET.

ANIXA

O “ANIXA” desenvolve o seu trabalho das seguintes formas:

  1. Levar os sócios da Associação David Melgueiro a descobrirem o Estuário do TEJO da Ponte Vasco da Gama até Cascais. Esta viagem de 8 horas de duração pretende sensibilizar e mostrar aos sócios o impacto de uma cidade no seu Estuário e quais os objetivos de proteção ambiental e dos seus ecossistemas, mas também das ações desenvolvidas pelo homem no seu quotidiano que podem por em causa o equilíbrio dos ecossistemas marinhos. A história de um passado secular ligado ao seu rio e porto também será algo a ser mostrado e explicado.
  2. Servir de plataforma de apoio técnico ou científico para os estudantes das Universidades de e outras escolas ou Instituições parceiras da Associação.
  3. Permitir que certos projetos a desenvolver pelas Universidades e parceiros Institucionais, possam ter no ANIXA a base logística e o instrumento de trabalho que vai tornar possível certos trabalhos que exigem o ter uma embarcação para poderem ser realizados (monitorização de micro plásticos, recolha de lixos, amostragens de água, plâncton etc.)
  4. Sensibilização dos sócios para a prática da vela despertando-lhes o interesse por ir aprender a arte de navegar nas Escolas dos nossos parceiros com a sua base em Lisboa, Oeiras etc..

O “ANIXA” foi a plataforma de apoio à formação náutica em 2016, 2017 e 2018