COMO SURGE A TERTÚLIA DE ARTES PLÁSTICAS?

Em 2015, cerca de um ano depois da constituição da Associação a pintora Deolinda Salsa, na ocasião docente da Escola Artística António Arroio, propôs a realização de uma exposição coletiva na sua escola, envolvendo várias turmas e consequentemente vários professores.

Foram sete as turmas que responderam presente ao desafio.

O tema da coletiva era a Expedição “Marborealis”, projeto da Associação David Melgueiro, em curso na ocasião.

Aos professores da António Arroio, juntaram-se mais artistas plásticos, que manifestaram o seu interesse em apoiar a Associação David Melgueiro, considerando os seus objetivos, nomeadamente a preocupação na sensibilização do cidadão para a urgência de salvar os Oceanos da nossa agressão civilizacional, como condição indispensável para a preservação da biodiversidade no mar e em terra incluindo a espécie Humana.

Foi assim que pintores , escultores, ceramistas e tecelões se juntam e criam a que foi batizada de “ TERTULIA DE ARTES PLASTICAS DA ASSOCIAÇAO DAVID MELGUEIRO”

Pintora Deolinda Salsa promotora do projeto na Escola António Arroio

PROJETO AMBIENTE E EDUCAÇÃO

Escola Artística António Arroio , no âmbito do Projeto Ambiente/Educação e em parceria com a Associação David Melgueiro expoe os trabalhos premiados dos alunos no pavilhão da Associação, situado na FIL, na semana de 2 a 6 de Junho, a quando da participação na Blue Week.

Numa acção inédita, Portugal convida todos os Ministros responsáveis pelo mar a sentarem-se à mesma mesa para responsabilização dos governos em preservar os oceanos e ao mesmo tempo investir na sustentabilidade.

 

Lisboa,  16 de Março de 2015

Prof. Deolinda Salsa

Miniexposição na BLUE WEEK onde os trabalhos premiados dos alunos também foram expostos

COMO SURGE A TERTÚLIA DE MÚSICOS?

Partindo da ideia da Tertúlia de Artes Plásticas a Associação nos seus eventos tem sempre convidado artistas para animarem esses eventos. A participação dos artistas tem sido sempre um ato de apoio da parte destes aos objetivos da Associação, assim como acontece com os artistas plásticos.

A Associação propôs a estes artistas que integrassem uma Tertúlia de Músicos o que eles aceitaram.

Resta sublinhar que todos os artistas plásticos e músicos se tornaram sócios da Associação e podem por isso participar ativamente da sua vida associativa o que é o caso.

Ao longo destes seis anos de existência da Tertúlia alguns dos que iniciaram a aventura connosco, já não fazem parte do grupo, mas continuamos a recordar, que eles também foram parte importante na consolidação e imagem deste grupo, que é, sem dúvida, o ato de consciência social ambiental mais marcante da nossa existência enquanto associação.

Para eles, um imenso

 OBRIGADO

VICTOR BELÉM

DEOLINDA SALSA.

Galeão-“Padre Eterno”

AMÉLIA SOARES

Oceanos

MARIA ALTINA MARTINS

Adamastor/Temor e Motivação

JOSETE FERNANDES

Pedaço de Mar

LUCIA BRITO FRANCO

Êxtase salgado

MARIA DAMASO

Magma

MANUELA MARQUES

RICARDO ALMEIDA

Onda azul

FERNANDO SARMENTO

Cipreia