2016 a 2018

A primeira plataforma náutica da ADM foi o veleiro ANIXA e seguidamente o veleiro “SKRAB”.

Estes veleiros integram o que foi chamado de “BLUE OCEAN FLEET” na sua componente costeira.   

O “Anixa” tem a sua base no Porto de Recreio de Oeiras e o “Skarv” no porto de Peniche

« ANIXA »

Veleiro – tipo Sloop

Comprimento – 10,50m

Boca – 3,50m

Calado – 1,60m

Tons – 10 tons

Material construção – Aço

Autoconstrução – pelo proprietário Cte José Mesquita

Motor – Mercedes 50hp

N° Tripulantes – 6

Tipo de navegação – Oceânica

Inaugurado – 1993

 

Entre 1993 e 2018 navegou cerca de 15.000 Mi

Desde 2018 mudou de proprietário, mas continua na Marina de Oeiras

O « ANIXA » chegando a Oeiras onde ficará de 2016 até 2020

O “ANIXA” desenvolveu o seu trabalho das seguintes formas:

  • Levando os sócios a descobrirem o Estuário do TEJO da Ponte Vasco da Gama até Cascais ou até ao mar da Palha. Estas viagens de 8 horas de duração pretendiam sensibilizar os sócios para o impacto de uma cidade no seu Estuário. A história de um passado secular ligado ao seu rio e porto também é algo a ser mostrado e explicado.
  • “ANIXA” foi também a plataforma de apoio à formação náutica em 2016, 2017
  • Servindo de plataforma de apoio técnico ou científico para os estudantes das Universidades de e outras escolas ou Instituições parceiras da Associação.
  • Permitindo que certos projetos a desenvolver pelas Universidades e parceiros Institucionais, possam ter no ANIXA a base logística e o instrumento de trabalho que os torna possíveis (monitorização de micro plásticos, recolha de lixos, amostragens de água, plâncton etc.)
  • Sensibilização dos sócios para a prática da vela despertando-lhes o interesse por ir tirar as cartas náuticas de marinheiro, patrão local, patrão de costa e do alto, nas Escolas dos nossos parceiros com a sua base em Lisboa, Oeiras e Peniche .

« SKARV »

2015 - 2016

O « SKARV » tem a sua base no porto de Peniche e torna-se um apoio importante no desenvolvimento de ações com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IPL-Peniche.

2018

“ANIXA II ”

 O “ANIXA II” ao substituir o “ANIXA” oferece, como plataforma náutica, maiores possibilidades de utilização. Sendo um veleiro com 11,50m de comprimento e que pode alojar 6 tripulantes, o que não era o caso do “ANIXA”, que tendo 10m de comprimento apenas podia alojar 4 tripulantes.

Graças ao apoio da Câmara de Oeiras e da empresa Oeiras Viva o “ANIXA II” fica com a sua base logística no Porto de Recreio de Oeiras podendo assim continuar com as atividades que o “ANIXA” executava.

Esta base logística foi ideal para se poder desenvolver ainda mais as ações de formação com a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e comunidade científica sediada nas instituições de Lisboa.

Festa de inauguração das atividades do ANIXA II, tendo como base logistica o porto de Recreio de Oeiras

O “AnixaII” no seu posto de amarração na Marina de Oeiras

É utilizado pela Associação para:

  • Treino e sensibilização de mar, levando os sócios, da Associação David Melgueiro, a descobrirem o Estuário do TEJO da Ponte Vasco da Gama até Cascais.

Esta viagem de 8 horas de duração pretende sensibilizar e mostrar aos sócios o impacto ambiental de uma cidade no seu Estuário , mas também o impacto da atividade humana, que pode  por em causa o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

A história de um passado secular ligado ao seu rio e porto também é algo a ser mostrado e explicado

  •  Escola de vela de cruzeiro é uma possibilidade oferecida aos sócios sem qualquer encargo para estes. Peniche desde 2020 é o porto onde se efetuam as aulas
  • Plataforma para cientistas em trabalhos de recolha de monitorização do Oceano e outros dentro da Z.E.E. portuguesa.
  • Participação em eventos náuticos- regatas, festas náuticas etc,
  • A sua capacidade para transportar algum material (100 a 300 kgs) e 6 tripulantes em operações de mais de 24horas no mar e de 6 a 8 em operações diurnas, faz que este seja um instrumento acessível a Escolas e Universidades para apoio às suas atividades.

2020

A partir de 2020 o «ANIXA II” passa a ter a sua base logística no Porto de Peniche.

A parceria de cooperação da ADM com a DOCAPESCA PORTOS & LOTAS vem viabilizar esta deslocalização criando-se assim condições para que o veleiro sirva de plataforma para apoio a treino de mar e aulas de vela de cruzeiro, a atividades científicas desenvolvidas pelo IPL-Peniche, CETEMARES/MARE e ainda como estrutura de apoio às futuras atividades empresariais integradas no emergente projeto “SMARTOCEAN”