Projeto em curso de preparação e de procura de investidores

2° Expedição LUSITÂNIA/ OCEANO-MAR É VIDA Circum-navegação do Atlântico Norte

Projeto em preparação para ser iniciado em Setembro de 2022

RESUMO DA PRIMEIRA ETAPA PENICHE -RIO DE JANEIRO

Milhas navegadas – 4457Mi

Tempo em viagem – 37dias 03horas

Estadias em porto – 64 dias

RESUMO DA SEGUNDA ETAPA – RIO DE JANEIRO – TRINIDAD

Milhas navegadas – 3464Mi

Tempo em viagem – 28dias 20horas

Estadias em porto – 38 dias

RESUMO DA TERCEIRA ETAPA –TRINIDAD – MIAMI

Milhas navegadas – 2687Mi

Tempo em viagem – 22dias 09horas

Estadias em porto – 48 dias 

3° PROJETO LUSITÂNIA

OBJETIVOS:       

1° – Homenagem à efeméride de Sacadura Cabral e Gago Coutinho que celebra 100 anos em 2022.

Esta homenagem será feita repetindo por mar a viagem integral dos aviadores portugueses e escalado exatamente os mesmos locais onde amararam.

Cerimónia de partida simbólica no Tejo junto à Torre de Belém e ao monumento do Lusitânia de Lisboa no mesmo dia do centenário da partida dia 30 de Março de 2022 com chegada ao Rio de Janeiro prevista para Junho.

No dia 3 de Abril efetua-se a partida de facto que será acompanhada de um festival aeronáutico com a participação de navios da Armada e aviões da Força Aérea e ainda veleiros das Associações Náuticas e Marinha do Tejo. 

SUBLINHA-SE QUE O OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO É HOMENAGEAR OS NOSSOS AVIADORES NA NOSSA QUALIDADE DE CIDADAÃOS PORTUGUESES. A PARTICIPAÇÃO EM QUALQUER EVENTO LIGADO ÀS COMEMORAÇÕES DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NUNCA SERA INICIATIVA DO PROJETO, MAS PODE ACONTECER SE PARA ISSO FORMOS CONVIDADOS POR QUEM DE DIREITO.       

3° – Levar ao longo da viagem a MENSAGEM e fazer da viagem nos portos de escala uma verdadeira campanha de sensibilização ambiental junto das populações:

NOTA: TODAS AS EMBARCAÇÕES QUE PARTICIPEM NA VIAGEM TERÃO OBRIGATORIAMENTE COLADO NO CASCO A IMAGEM ACIMA REPRESENTADA.

O vestuário das tripulações terá aplicações com os logos do global e master sponsors, logo da Expedição, logo da mensagem ambiental e ainda os logos das associações.

ADM / ANC

A Dra. Helena Sacadura Cabral aceitou o convite para ser a madrinha do projeto.

A CASA da MOEDA decidiu cunhar uma moeda de dois Euros em homenagem à efeméride dos dois Oficiais de Marinha. Esta moeda circulará no Mundo. Também três outras moedas de coleção serão cunhadas.

Os veleiros levarão moedas a bordo como ofertas a serem feitas nos locais de passagem.

O projeto será oficialmente lançado no Pavilhão das Galeotas no Museu da Marinha com o apoio da Comissão para as Comemorações do Centenário, em cerimónia organizada pelas Associações ADM e ANC, a 10 Fevereiro de 2022 pelas 1750.

Na ocasião, a cerimónia contará com um evento cultural “Exposição coletiva de Pintura, Escultura e fotografia, subordinada ao tema – “Oceano-Mar é Vida”, da responsabilidade da Tertúlia de Artes Plásticas da Associação David Melgueiro, com um concerto onde participam o grupo de músicas e cantares tradicionais “Nozes com Vozes”, o cantor Jorge Mendes e o Músico e compositor Silvestre Fonseca e ainda uma palestra do Cap. Marinha Mercante. José Mesquita, e ex-funcionário publico Europeu da DG MARE da CE, sobre “Mudanças climáticas, causas e efeitos e desafios do Séc. XXI”.

 Os veleiros das associações ADM e ANC estão desde já a iniciar os preparativos para a viagem (10 inscritos)

No final da viagem de circum-navegação mais de 30 tripulantes integraram as equipas dos veleiros.

A Oeiras Viva e a Marina de Oeiras já manifestaram o seu acordo em receber os 10 veleiros na Marina, dia 25 de Março, para aí ser celebrado um encontro de confraternização de tripulantes e famílias e outras entidades envolvidas, assim como sócios das associações, na data  de 27 de Março(confirmação final em Janeiro de 2022).

A Marinha irá promover a realização de uma Missa nos Jerónimos, entre muitas outras atividades.

As Associações estarão presentes nesta missa e sempre que possível, em todos os outros eventos para que forem convidadas pela Comissão (constituída por elementos da Marinha e da Força Aérea) para as Comemorações do centenário da viagem de Sacadura Cabral e Gago Coutinho e dos 200 anos da Independência do Brasil.

Em Las Palmas – Ilhas Canarias, pretende-se que a frota dos 8 a 10 veleiros aportem na Marina do Real Náutico Clube de Las Palmas. As Associações ADM e ANC oferecem um Porto de Honra (Ramos Pinto) aos convidados, seguindo-se uma palestra do Comandante José Mesquita, subordinada ao tema “Mudanças Climáticas, causas e efeitos, Desafios para o Séc. XXI”

O Senhor Embaixador da República de Cabo Verde em Portugal já manifestou todo o seu apoio ao projeto em particular para o apoio à frota quando estacionar no Mindelo e ainda para que a realização do evento atinja todos os objetivos.

O Senhor Embaixador de Portugal em Cabo Verde (Praia) já foi informado do projeto e brevemente diligencias serão feitas para que o evento tenha lugar na Casa da Cultura do Mindelo no Mindelo.

Iguais diligências serão feitas no Brasil para que o evento tenha o apoio do Sr. Cônsul-Geral de Portugal no Brasil, que também já foi informado do projeto. Pretende-se que os eventos sejam efetuados no Palácio de São Clemente no Rio de Janeiro

Pretende-se publicar um Jornal de Bordo da viagem, este será publicado pelo Movimento Internacional Lusófono – MIL, que se torna nosso parceiro protocolar na cerimónia de lançamento do projeto

A Associação Lusitânia 100 torna-se parceira com protocolo a ser celebrado na cerimónia de lançamento do projeto colaborando e apoiando os eventos

Pretende-se que o cidadão possa seguir a Expedição via um Blog a ser ainda construído. Publicidade será feita nas diferentes redes sociais

Pretende-se realizar um documentário Vídeo,   

Edição para resumo histórico de viagem “memória futura” 90′

Edição para utilização em canal ou net 60′

Edição para emissão em TV generalista 30′

Edição de teaser de apresentação

Grafismo 2D e 3D

Sonorização com música de livraria

Sonoplastia com som real e efeitos

Voz off de produto final

(Espera-se patrocínio)

Relativamente às atividades culturais associadas aos eventos a Associação David Melgueiro tem as suas Tertúlias de Artes Plásticas e Música (ver no nosso site) que estão à disposição para participar nos eventos quer nacionais quer internacionais.

 A fadista Katia Guerreiro já foi convidada para ir atuar no evento a realizar no Rio de Janeiro em Julho de 2022.

Serão disponibilizadas obras de arte concebidas sob a temática “Oceano-Mar é Vida” e ainda serigrafias em homenagem a Sacadura Cabral e Gago Coutinho, que serão oferecidas às autoridades dos locais aportados bem como moedas de homenagem aos aviadores.

Os músicos da Tertúlia de Música atuarão nos eventos nacionais, nomeadamente o cantor Jorge Mendes, o músico e compositor Silvestre Fonseca e outros.

As Associações mobilizarão os seus associados para   se juntarem a nos na hora da partida e eventuais cerimónias a terem lugar associadas a este evento.