NOTÍCIAS

Expedição Lusitânia

Data

A Associação David Melgueiro (ADM) em parceria com a Associação Nacional de Cruzeiros (ANC) vão realizar a “Expedição Lusitânia” com o intuito de homenagear os heróis nacionais Sacadura Cabral e Gago Coutinho no centenário da travessia aérea do Atlântico Sul, refazendo a mesma viagem por mar, a bordo de dez veleiros, cujos proprietários são membros das associações.

Os veleiros da ADM contarão nas suas tripulações, com alunos que fizeram parte do projeto “Navegar”, curso de Navegação à vela de cruzeiro para adultos, preparados e treinados pelo Cap. José Mesquita.

Esta expedição será um contributo da sociedade civil a tão grandioso feito, em parceria com algumas entidades que a nós se associaram.

Assim sendo, é com orgulho que para a concretização do projeto contamos com os seguintes apoios:

-Estado Maior da Armada

-Ministério dos Negócios Estrangeiros

-República de Cabo Verde na pessoa de Sua Excelência o senhor Embaixador Eurico Correia Monteiro

-Imprensa Nacional – Casa da Moeda

-Movimento Internacional Lusófono – MIL (movimento cultural e cívico internacional que visa a promoção da cultura lusófona no Mundo)

-Associação Lusitânia 100

-ESC Online, uma empresa da Sociedade Estoril-Sol

 

Obviamente, havendo descendência de Sacadura Cabral, serão eles os mais importantes de todos os que possam estar envolvidos na homenagem representando, simbolicamente, a continuidade do espírito lusitano que pretendemos enaltecer; é, portanto, nosso grande orgulho podermos desde já anunciar a presença numa Comissão de Honra da sua sobrinha, a Dra. Helena de Sacadura Cabral, que será madrinha do projeto, acreditando que o seu gesto em muito contribuirá para a grandeza que a efeméride merece.

 

Sendo nós uma Associação de carácter ambiental (davidmelgueiro.org), o plano de viagem inclui, em Cabo Verde (S. Vicente/Mindelo) e no Brasil (Rio de Janeiro), locais de escala e de chegada do hidroavião, respetivamente, um evento de índole cultural e de sensibilização ambiental.

 

O lema da viagem está espelhado na frase e no desenho que está gravado nos cascos das embarcações participantes e pretende-se que esta seja uma grande ação de sensibilização ambiental junto das populações visitadas:

Mais
Notícias